Saiba TUDO sobre Markup – O que é e como aplicar e fazer o cálculo

17 de agosto de 2016

calculadora

Markup é um método de precificação baseado no custo do produto ou serviço. Ou seja, é um índice aplicado para a formação do preço de venda. Ele é composto pelas despesas fixas, despesas variáveis e pela margem de lucro estimada. A soma dos três fatores é multiplicada pelo preço do custo, formando assim o preço final.

Independentemente do tamanho da empresa e do volume de vendas, o Markup é um dos métodos mais eficazes de precificação de produtos ou serviços. É um método muito utilizado no e-commerce porque ele garante maior segurança nas vendas. Ele ajuda, por exemplo, estabelecer limites para as promoções.

Mas muitos empreendedores ainda não consideram todos os elementos que compõe o custo para então, formarem o preço de venda. Eles simplesmente adicionam uma “margem de lucro” que consideram adequada, sem pensar em todas as despesas, um grande erro. Dessa forma, na maioria das vezes o produto não atinge a expectativa de lucro.

O que são despesa fixas, despesas variáveis e margem de lucro?

As despesas variáveis são as essenciais para o faturamento do seu e-commerce. São os gastos que estão ligados diretamente ao volume vendido em um determinado período. Ou seja, quanto mais você vende, mais despesas variáveis você tem. Exemplos: matéria-prima, ICMS, comissões de funcionários.

Já as despesas fixas são as mais estáveis, as que não dependem do volume de vendas. São as contas mensais que toda empresa tem. Exemplos: aluguel, luz, salário fixo dos funcionários, hospedagem do site.

A margem de lucro é o valor que se espera após pagar todas as despesas fixas e variáveis. É possível optar por uma margem de lucro igual para todos os produtos ou serviços, ou estimar uma margem para cada produto.

O que devo considerar para formar o preço de venda utilizando o Markup?

O preço do produto ou serviço deve ser igual a somatória de todos os elementos (despesas) e mais o lucro desejado. Para calcular é preciso considerar o percentual de despesas variáveis de cada unidade do produto ou serviço a ser vendido. Em seguida, você deve analisar o histórico de despesas fixas da sua empresa, para saber exatamente os valores que deverá usar no cálculo. E logo após, definir qual é o percentual de lucro que você deseja para cada produto.

Como fazer o cálculo de Markup passo a passo

Vamos dizer que um determinado produto venda em média 2.000 unidades mensais.

Devemos também verificar qual o custo fixo da empresa no mês. Estes dados envolvem itens como salários, aluguel, energia, encargos, telefone, internet, entre outros custos que sejam fixos. Vamos usar de exemplo R$5.600,00. Então ficaria:

Custo Fixo Unitário = R$5.600,00 / 2.000 un = R$2,80 / un / mês

O custo variável unitário é o valor unitário que foi adquirido cada produto, já colocando no cálculo gastos com frete e embalagem, por exemplo. Vamos usar que compramos cada produto por R$1,05.

Custo Variável Unitário = R$1,05 / un / mês

Agora vamos ao custo total unitário:

CUSTO TOTAL UNITÁRIO (CTU) = R$2,80 + R$1,05 = R$3,85 / un / mês

Em cima desse valor, devemos incidir os seguintes custos sobre a venda do produto. Exemplo: ICMS=18%; PIS=0,65%; COFINS=3%; CS=1%; IR=2,4%; comissões de venda para o comercial=5%; margem de lucro que desejo=15%.

Custos Incidentes sobre a Venda:

A soma de todos estes itens citados logo acima fica em: 45,05%

Com os primeiros dados definidos, vamos a fórmula de cálculo:

Preço de Venda Unitário (PVU):

PVU = CTU / [1 – (CSV / 100)]

PVU = R$3,85 / [1 – (45,05 / 100)]

PVU = R$3,85 / [1 – 0,4505]

PVU = R$3,85 / [0,5495]

PVU = R$7,00

Agora vamos ao cálculo de porcentagem do Markup que poderá ser aplicado em todos os produtos da empresa:

Markup: MK = (PV – PC) / PC

Preço de venda (PV) = R$7,00

Preço de custo (PC) = R$3,85

Então:

MK = (R$7,00 – R$3,85) / R$3,85

MK = R$3,15 / R$3,85

MK = 0,818

Para termos o Markup em percentual, basta multiplicarmos esse valor por 100

MK = 81,8%

Para chegarmos ao Markup Multiplicador ou ao Índice de Marcação de Preço (IMP), basta somarmos a unidade ao Markup. Exemplo:

IMP = 1 + (MK / 100)

IMP = 1 + (81,8% / 100)

IMP = 1 + 0,818

IMP = 1,818

Agora o cálculo pode ser padronizado. Ou seja, se multiplicarmos o IMP pelo Custo total Unitário, chegaremos ao mesmo Preço de Venda Unitário (não sendo mais preciso realizar aquele grande cálculo que fizemos no início):

PVU = IMP × CTU

PVU = 1,818 × 3,85

PVU = 7,00

A partir de agora, basta multiplicar o Índice de Marcação de Preço (também conhecido como Markup Multiplicador) pelo Custo Total Unitário, como fizemos logo acima. O resultado será o seu Preço de Venda Unitário adequado.

Redação do Portal WebGlobal.

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