Qualidade de dados: garanta o melhor da análise de dados

12 de agosto de 2019

Trabalhar com análise de dados é – como já falamos inúmeras vezes – um diferencial para as empresas que querem crescer dentro do mercado. Entender como está o trabalho da concorrência, o comportamento dos clientes e a precificação dentro do cenário no qual está inserido é de extrema importância para conseguir escalar até o topo das vendas e da lucratividade.

No entanto, de nada adianta coletar um grande fluxo de dados e não conseguir transformá-los em informações úteis para sua empresa. É preciso um bom trabalho que transforme todas esses dados em informações de qualidade para serem utilizados e analisados com a intenção de usá-los para traçar estratégias e ter insights para as mais diversas finalidades e setores da sua empresa. Para que você consiga extrair o melhor dos dados que está coletando, alguns pontos precisam ser pensados antes de dar início a análise em si.

Como tirar o melhor dos dados coletados do monitoramento de mercado

Em primeiro lugar é importante que você e sua equipe removam todas as ambiguidades dos dados coletados. Diversas ferramentas realizam essa tarefa – algumas de forma automática – um exemplo disso é o próprio Excel que, manualmente, remove duplicatas e garante dados limpos. Dessa forma, o trabalho de análise se torna mais fácil e de maior eficácia.

Outra forma de garantir uma qualidade melhor dos dados que você coleta é, de fato, coletar de forma adequada. Resolver o problema na fonte ajuda a economizar tempo dos processos que se seguem. Com um método confiável, você garante que os dados que forem coletados já serão de qualidade ao chegar. O método é indiferente, seja manualmente ou com o auxílio de ferramentas, é necessário que seja feito de forma de adequada. Desconfie de ferramentas que prometem demais!

Outra atitude de importância é armazenar seus dados de forma segura. Mais do que garantir dados de qualidade, saber que poderá acessá-los sem problema e tendo certeza de que não irá perdê-los. De nada adianta coletar os dados de forma eficaz, livrar-se de ambiguidades, deixá-los prontos para uso e, no fim, não poder usá-los por estarem corrompidos ou por perdê-los. Preste atenção.

Por fim, qualifique sua equipe para que ela esteja sempre atualizada. Dessa forma não só o trabalho ficará mais eficiente, como também os processos ficarão mais precisos e rápidos. Tenha sempre em mente que tudo que você fizer para que sua equipe realize as tarefas da melhor forma possível será investimento em qualidade. Isso melhora sua reputação.

Andrei Santos Autor

Andrei é Produtor de Conteúdo da área de Marketing da WebGlobal. Graduado em Jornalismo, tem experiência de quase uma década em redação de jornais impressos e produção de conteúdo nos mais diversos segmentos.

Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos com * são obrigatórios.