O que é precificação e qual a sua importância para o e-commerce

19 de maio de 2016

O que é precificação

Precificação nada mais é do que uma técnica de formação de preços que leva em conta um conjunto de critérios e variáveis. Entre eles, o preço da concorrência, produtos substitutos, Mark-up e a margem de contribuição. Além de estratégias próprias de cada empresa, como o posicionamento de mercado e o valor percebido da marca.

Precificar envolve valores subjetivos

A precificação é importante para qualquer tipo de mercado, pois o preço do produto diz muito mais do que apenas a quantidade monetária envolvida na transação. O preço do produto fala de muitos valores subjetivos, que devem estar de acordo com a estratégia de cada marca e de cada agente da cadeia de produção, como distribuidores, varejistas, lojistas e revendedores.

 “O preço pode alavancar as vendas ou praticamente deixar uma empresa fora do mercado. Entender essa técnica de precificar e deixar ela alinhada com o dia a dia e as estratégias da empresa é realmente uma arte para poucos. No E-commerce devido à velocidade das mudanças de preço e de disponibilidade de produtos substitutos, o monitoramento e a precificação se tornam ainda mais críticos e importantes para se atingir os objetivos e comunicar a estratégia da empresa na internet”, explica Maurício Cardoso, Diretor Comercial da WebGlobal.

Como precificar bem um produto ou serviço

Uma boa ferramenta é indispensável quando o assunto é precificar bem um produto ou serviço.Eu que estou no varejo on-line há 10 anos e participei da formação de várias iniciativas de E-commerce, sei de como uma boa ferramenta pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso”, garante Cardoso.

 A WebGlobal, através do sistema WebPrice, possui uma tecnologia única, que está sendo utilizada por grandes empresas como Samsung, LG, entre outras tantas. As informações em tempo real, que são determinantes para uma precificação mais assertiva, e a clareza dos relatórios de posicionamento de marca, podem orientar quais produtos o departamento de marketing deve vender, como deve ser a ideia de comunicação da área comercial e até mesmo verificar se o departamento de compras está fazendo um bom trabalho.

A precificação, através do monitoramento de mercado, pode ajudar muito em todos aspectos. Ela cria principalmente agilidade e uma base de informações que a empresa não teria como acompanhar de maneira manual.

Mesmo nos dias de hoje não são raras as empresas que contratam profissionais para ficarem literalmente “planilhando” preços da concorrência de forma manual. Mas isso consome valores, tempo e além disso, o dado nunca fica atualizado a tempo de uma tomada de decisão estratégica. É como “rasgar dinheiro” dentro da empresa.

A WebGlobal ajuda também dando ideias de como grandes Players utilizam a informação no dia-a-dia. E por fim, uma precificação assertiva pode fazer toda diferença no negócio aumentando as margens e o volume de venda consideravelmente.

Nem sempre o melhor preço é o menor. Tudo depende de quem está comprando, qual o público alvo da empresa e qual o objetivo dela. Sobreviver ao mercado está muito além de ter o produto mais barato, é preciso contar com a melhor estratégia e as melhores ferramentas para chegar nesse objetivo.

Texto exclusivo do setor de jornalismo da WebGlobal.

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