Monitore e esteja à frente da concorrência

26 de julho de 2016

Parece mentira, mas muitos empresários do e-commerce ainda não têm o costume de acompanhar as tendências e práticas dos seus concorrentes. O que esses profissionais precisam saber, é que analisar não só os preços, mas também as ações tomadas pela concorrência pode impactar positivamente os seus negócios. Principalmente em momentos de crise, como vivemos atualmente.

Uma promoção lançada por um concorrente pode ocasionar uma queda na conversão do seu site e diminuir o número de vendas. Por isso, é preciso estar atento e apostar em um bom sistema de monitoramento de mercado, que lhe entregará com agilidade as informações.

Ao monitorar o mercado você se torna mais competitivo e diferenciado. Somente quem analisa o concorrente, o que ele vende, o preço que ele pratica e qual sua estratégia, se mantém vivo. Por isso, entenda o seu concorrente e estabeleça técnicas para superá-lo.

Primeiro você deve saber quem ele é exatamente

Para desenvolver uma estratégia, primeiro é preciso saber quem compete com você no mercado. Lembre-se que os e-commerce do mesmo nicho não são necessariamente os seus principais concorrentes. Grandes lojas de departamento e até mesmo uma empresa com foco em outro nicho, podem atingir seus clientes em potencial.

Entenda a forma que ele trabalha

De nada adianta saber quem é o seu concorrente e não saber como ele trabalha. Você precisa avaliar desde o layout do site até as estratégias de marketing que ele utiliza. Preste atenção aos detalhes que podem atrair ou afastar os clientes. Você não precisa e não deve copiar o seu concorrente, mas analisar seus pontos fracos e fortes para estabelecer uma estratégia que vá superá-lo.

Vantagens de ter uma ferramenta de monitoramento de mercado

Com uma ferramenta de monitoramento você não precisa ter uma equipe específica para buscar as informações sobre sua concorrência. Ou seja, essa medida te ajuda a reduzir custos operacionais e lhe garante mais agilidade, pois você só precisa analisar e executar as ações que condizem com sua estratégia, melhorando o seu desempenho.

Além disso, um sistema como o WebPrice te ajuda na negociação com seus fornecedores. Ao visualizar os preços e o comportamento praticados pelos outros e-commerces, você terá mais facilidade em argumentar na hora da compra de produtos.

E o seu setor de marketing, consequentemente, também poderá escolher melhor os produtos para as campanhas, com maior agilidade e confiança na elaboração de e-mail marketing e outras estratégias de venda.

Redação do Portal WebGlobal.

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