Inovação e experiência do usuário: Digitalize-me 2018 debate estratégias e tendências para e-commerce

15 de agosto de 2018

Evento organizado pela ABComm debateu desde logística à estratégias de marketing para negócios digitais

Principal evento de e-commerce do Estado, o Digitalize-me Porto Alegre 2018 aconteceu na última semana, reunindo cerca de 300 pessoas interessadas nas tendências do setor de vendas online. O evento trouxe discussões e novas possibilidades para empreendedores, tipos de e-commerce, opções de logística e relação com o consumidor.  Diretor da ABComm (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO) e CEO da Webglobal, Maurício Cardoso abriu o ciclo de palestras e o categorizou como instrumento para “fomentar e-commerce, negócios, empregos e novas receitas”, comentou.

Na palestra  Homens e Máquinas, competitividade no mercado de trabalho, a Gerente de Negócios B2B da ComSchool, Débora Cassilhas abordou como a tecnologia deve transformar, ainda mais, mercado, negócios e vagas de emprego em pouco tempo. “Das crianças que estão entrando na na escola agora, 65% vão trabalhar em cargos que ainda não existem. As crianças que nasceram a partir de 2017 não terão caros”, projeta.

Em seguida, o Gerente de Marketplace da PagSeguro, Gabriel Machado, enfatizou a experiência do usuário e como o meio de pagamento influencia no processo da compra. “Meio de pagamento precisa ser estratégico, analítico, acessível e se inovar sempre”, analisou Gabriel. Também sobre relação com os potenciais clientes, o CEO da SmartHint, Rodrigo Schiavini, falou de estratégias para melhorar taxas de conversão. “Como fazer melhora nas taxas? Tornando as empresas prazerosas e intuitivas”, resumiu. Schiavini também comentou que as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e empresas arrojadas se aproveitam desta possibilidade. “Olhem o exemplo da Amazon. Dá prejuízo? Porque quer. Desde o começo, ela investe em todas as tecnologias”, exemplifica.

Sobre logística, na palestra A Logística ajuda ou inviabiliza o seu negócio, o Gerente Comercial da Pier 8, Roberto Soares destacou que a logística pode ser o diferencial entre o êxito e o fracasso de um e-commerce. Eduardo de Oliveira, fundador da F1 Soluções, Talita Cavalcante, Executiva de Contas da Latam e Marcelo Vieira, gestor de logística  do Grupo Infoar, também falaram sobre questões relacionadas a transporte, frete e logística.

Além dessas, o Digitalize-me Porto Alegre também recebeu as apresentações de Juliano Andriguetti, da WebContinental, Rodrigo Medrad, Executivo da Shopback e Viviane Regadas, Gerente e Contas da PagBrasil. Eles trataram sobre o As melhores práticas no Marketplace, Incremente Suas vendas com Big Data e A Venda na Palma da sua mão, respectivamente.

Elas no e-commerce: empreendedorismo e desafios

O painel mediado pela Diretora de Marketing Nalu Dorscheid, da agência Inncomun, trouxe três participantes com experiências bem diferentes em e-commerce e negócios digitais para um debate de opinião sobre negócios significativos liderados por mulheres.  Por que discutir a participação da mulher neste mercado? Porque elas são relevantes — e cada vez mais.

O Brasil tem cerca de 5,7 milhões de empreendedoras, o número representa 8% da população feminina do país. Em comum, as palestrantes enxergaram uma possibilidade de negócio que tinha a ver com suas aptidões/interesses e seguiram o lema “vai lá e faz”. Natália Pegoraro, co-fundadora d’O Amor É simples, Ana Gehring, fisoterapeuta pélvica e gerenciadora do perfil de sucesso @vaginasemneura, e Bruna Drumm, fundadora da Eixo Concept falaram de iniciativa e mercado voltado para o público feminino.

A criação do e-commerce O Amor É Simples surgiu a partir da experiência de Natália, que viu uma oportunidade de negócios ao planejar o próprio casamento: “Eu não queria um festa cara. Tinha certeza que se colocasse vestido simples no Google, ia encontrar uma opção, mas não tinha”. Segundo a empreendedora, a lacuna despertou a ideia que esse era uma mercado em potencial, já que muitas noivas estão apostando em cerimônias mais intimistas, sem gastos exorbitantes.  “O mercado te convence de que se você não gastar R$ 100 mil no casamento não vale. Muitos fornecedores tratam mal as clientes que preferem economizar na festa”, critica Natália.

Com  mais de139 mil seguidores e 5 milhões de visualizações semanais, o instagram @vaginasemneura foi um divisor de águas na carreira de Ana Gehring. O perfil trata de saúde e sexualidade da mulher com uma linguagem acessível e de interação constante com as seguidoras. Ana comenta que muitas pessoas deixam de seguir o perfil, pois estranham o nome, mas, por outro lado, as mulheres interessadas em se conhecer melhor tornam-se clientes satisfeitas. Ana já desenvolveu hidratantes vaginais, objetos para fortalecer a musculatura e até tentou um e-commerce, mas no momento se concentra nos produtos e cursos online. “Gravei quatro horas de curso e faturei  R$ 230 mil”, conta a empreendedora. “Eu nunca ia faturar o mesmo apenas como fisioterapeuta,” relata. “

Outro caso de sucesso do empreendedorismo feminino é a Eixo Concept, e-commerce de design, que comercializa moda, acessórios e decoração. A fundadora Bruna Drumm contou que a venda das roupas está muito ligada à confiança e personalização dos pedidos. “Hoje uma menina me mandou um e-mail sobre um vestido, falando as medidas dela. Eu  respondi com foto no meu corpo para ela poder comparar. Em seguida, ela finalizou a compra”, comemora.

O painel Elas no e-commerce encerrou o Digitalize-me 2018. Além dos painéis que abordaram todas as etapas para efetivação e sucesso de vendas e estratégia, o evento promoveu networking entre os convidados a palestrar e o público inscrito. O Digitalize-me foi organizado pela ABComm.

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