Estratégia e resultado: cinco vantagens de monitorar a concorrência

03 de outubro de 2018

 

Ter um e-commerce em 2018 abre muitas possibilidades. Por um lado, existe o visível crescimento do setor, que faturou R$ 47,7 bi, em 2017, um aumento de 7,5% em relação a 2016. Cada vez mais, os consumidores estão realizando compras de vários setores pela internet. Passagens aéreas, roupas, artigos esportivos, discos, móveis para a casa: tudo ao alcance de poucos cliques. Pela web, é possível achar rapidinho praticamente qualquer produto que se deseje. Diferente das compras em estabelecimentos físicos, a comparação entre serviços fica muito mais simples. Pensando nisso, gerentes de e-commerce com uma estratégia bem delineada planejam o monitoramento da concorrência para se destacar neste momento em que o usuário compara e busca pela melhor opção.

De acordo com o levantamento Tendências do E-Commerce Brasileiro 2017, estima-se que existam 590 mil lojas de comércio eletrônico no país. O estudo, que analisou cerca de 750 mil lojas online da América Latina, mostra que o Brasil responde por 75% do mercado, número quase dez vezes maior do que o México, que ocupa o segundo lugar e tem  8,5% desse total. Embora o crescimento do e-commerce seja um motivo de comemoração para os empresários, a disputa acirrada exige preparação para se manter competitivo no mercado. Assim, o negócio vai se destacar, alcançar bons resultados e ser uma referência no setor de atuação.

Monitorar a concorrência tem uma série de vantagens, sendo uma ferramenta indispensável para lojas de diferentes tamanhos. Listamos aqui alguns dos benefícios e como eles podem estar alinhados com a estratégia do seu comércio eletrônico:

 

1- Amplie o conhecimento sobre o mercado

Você conhece bem seu segmento? Novos empreendimentos começam a todo o momento, com condições e descontos que podem afetar o seu desempenho. Mesmo que você saiba quem são, apenas com uma ferramenta de monitoramento será possível observar a estratégia das outras empresas. Ela vai te dar acesso a uma série de informações sobre o mercado. Qual o preço cobrado, quais as condições de pagamento, quais produtos a concorrência está conseguindo vender melhor?

Conhecimento é poder. Lembre-se que as outras empresas também estão de olho nos seus passos. Mesmo que você entregue serviços de qualidade, observar a movimentação ao redor é a melhor forma de ter controle sobre os resultados.

 

2 – Trace estratégias mais precisas

Acompanhar de forma atenciosa o mercado vai ser definitivo para entender caminhos para sair na frente, criar campanhas e ações antes das outras empresas do setor, estar presente nos furos deixados pelos seus concorrentes. Observar como outros empreendimentos estão se posicionando é necessário para entender as necessidades do mercado.

O Webprice, ferramenta de monitoramento, é uma ótima opção  para criar soluções estratégicas de acordo com cada segmento. O Webprice tem modelos específicos para fabricantes, varejo e marketplaces, e auxilia diretamente na construção da estratégia. Ele entrega melhores resultados, definindo quanto deve ser investido de acordo com número de produtos e lojas analisados. Saiba mais aqui.

 

3- Identifique os pontos fracos

Após passar a observar outras empresas do segmento, eventuais falhas no posicionamento vão ser identificadas muito mais rápido. Nem sempre o preço baixo vai garantir que os consumidores escolham a loja x e não a y. Facilidade de navegação, comunicação, prazo de entrega são fatores que influenciam a decisão do comprador.  Se, com o auxílio da ferramenta de monitoramento, você perceber que está perdendo público em determinado setor, pode iniciar ações para reverter o quadro. Sabendo no que outros portais estão acertando, você identifica fraquezas e as elimina.

 

 

 

4- Melhore o relacionamento com o público

Seu site é intuitivo? A comunicação está alinhada com o público? Os compradores conseguem esclarecer dúvidas sobre os produtos e serviços com facilidade? Realizar compras pela internet é muito mais do que colocar um item no carrinho, é uma experiência completa. Este formato ajuda o comprador a localizar praticamente qualquer produto, pesquisar o preço do item e comparar os prazos de entrega, avaliações sobre o atendimento de diferentes lojas. Como falamos nesta publicação, os usuários passam cada vez mais tempo pesquisando. Eles gostam deste momento e se sentem mais seguros, já que reúnem informações que lhes permitem tomar decisões com mais segurança. Observando as carências do público, você consegue agir de forma pontual nestes problemas e estreitar o relacionamento com o cliente.

 

5- Fature mais

Entendendo como está o relacionamento com o consumidor, de que forma a concorrência está agindo, quais são os pontos fracos dos outros empreendimentos, a estratégia do seu e-commerce certamente estará no caminho certo. Com todas essas informações, a precificação será muito mais assertiva, pois vai estar baseada em uma visão ampla e inteligente do mercado. Assim, você vai desenhar planos de atuação extremamente precisos. Usando todas as possibilidades da uma ferramenta de monitoramento da concorrência, seu negócio conquista o potencial máximo!

 

 

 

Gostou do artigo? Temos vários materiais no blog que podem te ajudar a traçar as melhores estratégias de monitoramento!  Ficou interessado? Fale com a gente!

 

 

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