Erros Definitivos que levam à Perda de Buybox

22 de novembro de 2017

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O crescimento do número de sellers que passam a vender através dos marketplaces tem tornado a competição entre os concorrentes cada vez mais acirrada. Se você atua através desse modelo de negócios, sabe melhor do que ninguém sobre isso. Você se esforça para alcançar o buybox e pode ser mesmo difícil manter essa posição, mas você já parou para pensar que existem erros específicos que podem te tirar desse topo?

Por falta de conhecimento ou distração, muitos lojistas acabam negligenciando esses detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de aparecer no buybox para o consumidor, e estar fora desse espaço pode ser fatal para as vendas. Para se ter uma ideia da importância de ocupar esse lugar de destaque, de acordo com a Amazon 80% das vendas em marketplaces são convertidas dentro do buybox. Por este motivo, essa posição é muito desejada pelos sellers que divulgam seus produtos em marketplaces.

Deixar de cometer alguns erros simples é o passo inicial e essencial para tornar sua loja mais competitiva nesta disputa. Para te ajudar nessa, listamos a seguir os equívocos mais comuns que prejudicam a disputa pelo buybox, acompanhados de dicas para evitá-los. Vamos lá?

 

O estoque acaba rapidamente

 

estoque-erro-buyboxA ruptura de estoque ocorre toda vez que o consumidor deseja comprar um produto e você não possui mais esse item para venda, exibindo a mensagem “produto esgotado” ou então “produto indisponível”. Isso é a última coisa que o cliente deseja encontrar na hora da compra e consequentemente gera uma experiência nada agradável ao seu público.

Além de gerar frustração, situações como essas fazem com que sua loja perca uma conversão altamente qualificada. Para evitar que isso aconteça, os marketplaces hoje em dia não permitem que uma loja conquiste o buybox sem que haja disponibilidade dos itens para pronta entrega. Desse modo é importante possuir profundidade de estoque, contando com um reforço extra para sazonalidades como a Black Friday, por exemplo.

Isso se torna possível através de um bom planejamento, capaz de garantir previsibilidade nas compras sem prejudicar o fluxo de caixa do negócio.

 

O frete deixa a desejar

 

frete-erro-buyboxComo o prazo e o valor do frete são detalhes observados pela maioria dos consumidores antes de concretizar uma compra, os marketplaces também consideram esse aspecto na balança do buybox.

Por causa disso, um prazo de envio muito longo ou um custo elevado de frete podem prejudicar o posicionamento da loja e sua visibilidade, levando em conta que isso costuma reduzir as conversões. Nessa hora vale também ficar atento à pontualidade e ao êxito nas entregas. Prometer um prazo e não cumprir ou cancelar envios seguidamente são atitudes que também influenciam a posição da loja nos canais de venda.

Lembre-se: o buybox tende a privilegiar os sellers que oferecem um prazo curto e realista acompanhado de preços aceitáveis, portanto, avalie se o prazo de entrega que você está informado ao canal é realmente o mínimo possível e busque pontos de melhoria na logística de entrega para reduzir essa estimativa. É interessante realizar simulações de frete para regiões mais populares, a fim de verificar como a loja está posicionada frente aos concorrentes.

 

As avaliações da loja não são positivas

 

avaliação-erro-buyboxAssim como os e-commerces, os marketplaces em geral exibem junto ao produto a avaliação do cliente sobre o item pesquisado, e esse é mais um item influenciador de buybox. Uma loja com um volume reduzido de avaliações ou uma nota média muito baixa tende a perder espaço para concorrentes com melhor reputação. Ou seja, sem boas avaliações é impossível conquistar um resultado positivo nas vendas em marketplaces.

Por essa razão, é necessário buscar um volume consistente de vendas para receber mais avaliações, combinando isso a uma entrega eficiente e dentro do prazo, como explicamos acima, para que a empresa acumule avaliações positivas. Também é fundamental que a loja tenha foco no atendimento ao cliente, visando conquistar mais avaliações positivas através de um bom relacionamento.

Um serviço de atendimento ao cliente bem estruturado, preocupado em resolver possíveis problemas de forma ágil e prática, rende boas notas e evita que você perca mais chances de buybox.

 

O preço do produto está acima da concorrência

 

preço-erro-buyboxMuitos lojistas são tão obcecados por oferecer o menor preço possível nos marketplaces que acabam se esquecendo dos fatores citados acima. Por isso deixamos esse item para o final, para que você não esqueça os demais critérios citados anteriormente.

Hoje é possível encontrar casos de lojas que conquistam o buybox mesmo praticando preços mais elevados que os concorrentes dentro do marketplace, mas ainda assim, o preço não pode ser desprezado nessa análise, pois é um fator de importância e que pode ajudar a definir a posição em conjunto com as outras práticas. Resumindo, você precisa considerar que uma divergência muito grande de valores frente aos concorrentes pode prejudicar a disputa pela buybox.

O ideal é monitorar os preços sem que isso se torne uma obsessão, sempre cuidando para não exceder às margens e praticando valores que tornem seu negócio mais competitivo e inteligente.

Para não errar e perder o buybox que você tanto conquistou, uma alternativa bastante eficiente nessa jornada é o WebPrice Marketplace. A ferramenta possibilita que você acompanhe o comportamento da concorrência e identifique possíveis riscos, inclusive informando ganhos e perdas de buybox. Ao ter esse controle em conjunto com as dicas para evitar erros, é possível reduzir os tropeços que te distanciam do lugar mais cobiçado pelos lojistas.

Tome nota de cada detalhe e boas vendas!

Redação do Portal WebGlobal

Gabriela Giacomini Autor

Gabriela é editora de conteúdo da WebGlobal. Graduada em Letras e em Jornalismo, tem experiência escrevendo assuntos relacionados ao e-commerce e à tecnologia, buscando sempre desenvolver e compartilhar conteúdos ricos.

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