E-commerce brasileiro tem crescimento de 12% no 1º Semestre

10 de setembro de 2019

Os números são positivos e otimistas para o e-commerce brasileiro. O primeiro semestre do ano registrou crescimento e projeta um 2019 com excelente faturamento nas vendas online. A Ebit/Nilsen divulgou os dados do comércio pela internet no período de janeiro a junho deste ano, foram registrados 12% de aumento em relação ao mesmo período de 2018. No ano passado, o crescimento em relação a 2017 também havia sido de 12%. Essa alta significa R$ 26,4 bilhões em vendas online.

Em número de pedidos a alta é ainda maior. Foi registrado um crescimento de 20% em relação a 2018. Foram 65,2 milhões de pedidos feitos contra 54,4 milhões no ano passado – em 2018 a alta foi de 8%.

Fonte: Edit/Nilsen

No entanto, a pesquisa mostrou que o aumento nas vendas não se deu por conta de uma melhora na economia. Na verdade, o que tem ocorrido é uma migração e uma descoberta dos canais online de venda, ou seja, os compradores que já efetuavam suas compras online apenas descobriram novas lojas e ainda houve a adição de novos consumidores. A pesquisa ainda identificou que 5,3 milhões de consumidores fizeram compras online pela primeira vez, somando 18,1% de todos os clientes do primeira semestre e um aumento 7% no número de consumidores.

Regiões

Nas questões geográficas, o Sudeste segue sendo o principal comprador com um total de 15 bilhões em faturamento, já a região Sul registrou aumento nos números e ocupa o segundo lugar com 5,4 bilhões, um crescimento de 29% em relação a 2018.

Alguns dados

O estudo aponta que 36% da população brasileira é Digital Buyer e adquire produtos pela i/nternet, fazendo do Brasil o maior consumidor do mercado online em toda a América Latina. Além disso, os smartphones são os queridinhos da vez, afinal, 64% dos novos compradores fizeram suas compras através deles.

Andrei Santos Autor

Andrei é Produtor de Conteúdo da área de Marketing da WebGlobal. Graduado em Jornalismo, tem experiência de quase uma década em redação de jornais impressos e produção de conteúdo nos mais diversos segmentos.

Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos com * são obrigatórios.