Data Driven Business: o essencial para a sua empresa

25 de junho de 2019

 

 

Empresas que vêm trabalhando baseadas no conceito de inteligência de mercado têm encontrado um caminho de crescimento muito mais amplo ao tornar-se Data Driven Business. Baseando suas escolhas e ações nos dados monitorados diariamente, essas empresas garantem mais assertividade e um caminho com menos erros até o topo.

Para começar é importante entender o que, de fato é o Data Driven Business. O conceito, apesar de parecer simples, engloba todo um trabalho de análise de dados para obtenção de insights e planejamento de operações para o crescimento da empresa. Todos os processos realizados no trabalho para fazer seu negócio crescer passam pelas informações coletadas, sejam preços, comportamento de clientes ou concorrência.

Geralmente, a metodologia de Data Driven Business é aplicada no setor de Marketing ou na gestão de riscos das empresas com o intuito de promover ações para crescimento. Além disso, por lidar com dados, dessa forma é mais fácil evitar fraudes e inadimplência. Todos os dados, sejam em menor ou maior número, são apresentados de forma organizada e facilitam a interpretação.

Por que é essencial?

Ao trabalhar com dados, sua empresa tem conhecimento de como o mercado se comporta – em todos os seus segmentos – e dessa forma é possível agir, alterar padrões que já não estão funcionando e agindo de acordo com embasamento. Segundo pesquisas, negócios que trabalham com a cultura de dados têm 23 vezes mais chances de adquirir clientes e 19 vezes mais chances de lucrar.

Com esses dados você ainda consegue extrair perguntas que, ao serem respondidas, garantem retorno dentro do seu negócio: onde investir? Com o que investir? São apenas dois exemplos de tudo que pode ser respondido com a análise. É necessário dialogar com o seu mercado e os dados lhe garantem mais embasamento para isso.

Essas informações coletadas ajudam a entender seu público, identificar as personas e como elas agem. Enfim, trabalhar com a análise de dados se torna essencial a partir do momento em que ela auxilia na tomada de decisões precisas e assertivas na busca pelo crescimento e melhora da qualidade dos serviços. Com base nos dados, não só é garantido um planejamento estratégico como também há mais embasamento nas escolhas e ações realizadas.

Andrei Santos Autor

Andrei é Produtor de Conteúdo da área de Marketing da WebGlobal. Graduado em Jornalismo, tem experiência de quase uma década em redação de jornais impressos e produção de conteúdo nos mais diversos segmentos.

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