Como ser eficiente na gestão de e-commerce

04 de outubro de 2019


Certamente não é novidade quando se fala que a modalidade e-commerce é uma força a ser respeitada quando o assunto é varejo. A prova disso é o crescimento de 12% do setor registrado apenas no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Edit/Nilsen. Com previsões otimistas até o final do ano, a venda online tem ganhado espaço e adeptos, tanto em consumo, quanto em empreendimento. Mas como se destacar em um mercado que só faz crescer e se torna mais competitivo a cada dia?

Lojas online precisam de tanta atenção e dedicação em sua gestão quanto lojas com atendimento presencial. Mesmo com a facilidade de vendas e outras vantagens do mercado de e-commerce como o acesso aos produtos 24h por dia, o sucesso do seu negócio só vai acontecer se o gerenciamento foi bem feito.  São várias as fases pelas quais passa a gestão de e-commerce. Marketing, logística e financeiro são apenas alguns dos setores importantes para que todo o sistema funcione corretamente e o trabalho possa ser realizado de forma satisfatória e, claro, você garanta faturamento.

Por onde começar?

Primeiramente, é preciso entender que o universo virtual é atrativo e altamente competitivo. Por isso, é primordial que conhecer esse cenário e estar preparado para atender a demanda. As necessidades dos públicos mudam, as tendências duram pouco tempo, e as tecnologias para agilizar sua gestão se atualizam constantemente. Manter um crescimento saudável dentro do mercado depende de superar alguns desafios. 

Manter-se atualizado sobre os processos de gestão garante mais do que lucratividade e faturamento. A diminuição de riscos é outra vantagem adquirida por quem pensa bem antes de dar o pontapé inicial em um negócio de vendas online. Com a previsão dos problemas, é possível proteger sua empresa de situações que poderiam gerar desgastes e prejuízos irrecuperáveis.

Como aplicar?

Conheça seu público e considere sua opinião. 

Entenda para quem você está trabalhando. Faça o estudo do seu público-alvo ou o desenho de persona. Você precisa ter noção do contexto no qual seu consumidor está inserido. É um trabalho que demanda tempo, mas que tem extrema importância para que você sua comunicação e vendas sejam assertivas. Além disso, escute seu cliente. Marcas que ignoram a opinião dos consumidores tendem a não entregar uma boa experiência de compra.

 

Controle gastos e avalie seus resultados. 

Primeiramente, vale ressaltar que não é necessário ser um especialista em finanças, mas é importante entender o básico para manter o dinheiro da empresa no azul. Saber ler os números e compreender o que está acontecendo com a vida financeira da sua empresa. Uma dica é utilizar uma ferramenta de gestão como Softvar ou Smarbill. 

Além disso, inclua a mensuração dos resultados de suas campanhas de marketing no controle financeiro, afinal, é tempo e dinheiro investidos e você precisa ver o que dá retorno ou não. 

Por melhor que seja o produto que você está vendendo, o público não terá conhecimento sobre ele se não for divulgado. É importante pensar na área de marketing e como você vai se comunicar com seu consumidor a fim de atraí-lo, fazê-lo comprar com você e fidelizar esse cliente para que continue comprando com sua marca.

 

Defina um plano de marketing e programe seu crescimento.

Além disso, defina metas de crescimento. Saiba onde quer chegar e, dessa forma, você garante que o trabalho não vai ser desperdiçado e o objetivo poderá ser alcançado com mais facilidade.

Por fim, mas não menos importante, não esqueça que todo negócio leva tempo para se consolidar. Não desista. A gestão é trabalhosa, demanda tempo e esforço, diversas vezes o retorno não é financeiro e o faturamento pode fazer com que você queira desistir, mas não faça isso. O processo para chegar ao sucesso é o que vai definir esse crescimento e alcançar o objetivo traçado.

Andrei Santos Autor

Andrei é Produtor de Conteúdo da área de Marketing da WebGlobal. Graduado em Jornalismo, tem experiência de quase uma década em redação de jornais impressos e produção de conteúdo nos mais diversos segmentos.

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