Como monitorar a concorrência no e-commerce

02 de junho de 2017

monitoramento

*Atualizado em: 30/10/2017

Cada dia trabalhando com e-commerce significa um novo episódio de uma competição cada vez mais acirrada com a concorrência, certo? Em meio a esse grande turbilhão de informações, preços, práticas e tendências, ter uma visão ampla sobre todos esses fatores influentes acaba sendo um dos maiores desafios de todo empreendedor, tornando necessária a atitude de monitorar.

Apesar do setor estar crescendo ano após ano, muitos lojistas, importadores e fabricantes ainda não adquiriram o hábito de acompanhar de perto o comportamento de seus concorrentes, desperdiçando muitas oportunidades que poderiam ser colocadas em prática através dessa estratégia. Portanto, a seguir você irá descobrir: por que monitorar, dicas de como realizar essa atividade de maneira otimizada e quais as vantagens do monitoramento.

Por que fazer monitoramento de mercado?

Para responder isso, podemos utilizar alguns números que traduzem o cenário do mercado online. O 35º Webshoppers, último relatório divulgado pela Ebit que traz um panorama com dados atualizados sobre o e-commerce no Brasil, por exemplo, revelou que em 2016 o número total de consumidores registrou aumento de mais de 20%, saltando de 39,14 milhões em 2015 para 47,93 milhões no ano passado.

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Seguindo essa lógica de que cada vez mais o público tem preferido a internet para realizar as compras e de que o fator economia é um dos fatores de peso na hora de optar pela loja certa ao preencher o carrinho, estar à frente da concorrência se torna uma obrigação para garantir o seu faturamento e se tornar mais competitivo e diferenciado. Imagine que uma grande oferta seja lançada por um concorrente quando você menos espera. Se você não estiver monitorando com atenção e assim não propor soluções para contornar essa situação, essa ação pode resultar em uma considerável queda na conversão do seu site e diminuir o número de vendas.

Por isso, para não ficar atrás quando o assunto por converter, a melhor forma de alcançar esse objetivo é analisando como essas lojas que buscam o mesmo que você estão praticando preços e disponibilizando seus produtos no mercado. E lembre-se também que monitorar não apenas auxilia na gestão de preço e estoque da sua loja em comparação aos concorrentes, mas também amplia sua visão para criar oportunidades e entender com mais autoridade como está funcionando a competição que você participa.

Como monitorar a concorrência

Existem diferentes formas de fazer esse monitoramento tão vital para gerar insights. Uma das opções para colocar isso em prática é acessando os sites de todos os seus concorrentes ou pelo menos os principais e ficar de olho em seus produtos e alterações de preço. Mas antes, pense na realidade do seu trabalho.

Você ou sua equipe de funcionários possui tempo disponível para atender manualmente toda essa demanda, navegando pelos departamentos das lojas e analisando de hora em hora as variações nos preços dos itens de cada uma das lojas que competem com você?

Vamos considerar que você tenha aproximadamente 30 concorrentes que vendem o mesmo produto que sua loja vende. É necessário que você esteja por dentro desses preços praticados para saber como se comportar mediante esses dados, mas a pesquisa manual acaba se tornando inviável.

Por isso a melhor forma de realizar um monitoramento prático e eficiente é utilizando uma ferramenta que entregue todas essas informações em tempo real, conforme mostramos abaixo:

Fonte: Sistema WebPrice

Com o apoio de um sistema especializado em capturar informações, preços e tendências de mercado, torna-se mais fácil ganhar vantagem sobre a concorrência, pois esse recurso automatiza e agiliza todo o processo de busca.

Se você está interessado em se tornar mais competitivo e começar a utilizar uma ferramenta de monitoramento como essa, um ponto importante a se observar na hora da escolha é se ela está adequada ao perfil do seu negócio. Hoje existe uma variedade de recursos desse segmento, desde aqueles que exigem um conhecimento mais técnico dos clientes até os mais simples, intuitivos e acessíveis.

O sistema WebPrice, por exemplo, oferece três possibilidades de monitoramento de acordo com o perfil da sua empresa: O WebPrice Starter, desenvolvido para quem quer monitorar todo o e-commerce de forma personalizada, definindo quais produtos e quais concorrentes serão analisados em tempo real; o WebPrice Full, ideal para quem quer acompanhar o mercado online e obter informações sobre o posicionamento da sua marca para criar oportunidades; e o WebPrice Marketplace, solução para monitorar o desempenho dos produtos vendidos nos marketplaces, contribuindo para conquistar o tão disputado Buy box.

Vantagens de ter uma ferramenta de monitoramento de mercado

vantagens-monitoramentoAlém dos benefícios descritos acima, como redução do tempo operacional, acompanhamento das alterações de preço de forma ágil e identificação de características e tendências dos produtos, outras vantagens são importantes para fazer valer a pena o ato de monitorar e gerar resultados.

Acessar o histórico de preço, por exemplo, permite desenvolver ações mais estratégias considerando todos os dados disponíveis em um único lugar. Além disso, analisar a disponibilidade em estoque dos produtos em um único sistema é outro grande proveito otimizado por esse processo.

E se além de tudo isso você tem interesse em automatizar ainda mais seu monitoramento recebendo alertas por email em forma de relatórios de análise, quer personalizar essa atividade através de tags e considera o benefício de fazer integração via API, nós te damos a melhor indicação para colocar isso em prática, basta clicar aqui e conhecer qual monitoramento é o mais apropriado para o seu segmento.

Agora que você sabe como monitorar a concorrência e qual a importância desse diferencial para melhorar o seu desempenho no mercado online, conte para nós de que maneira você tem feito isso. Esperamos ter te ajudado.

Boas vendas!

Redação do Portal WebGlobal

Gabriela Giacomini Autor

Gabriela é editora de conteúdo da WebGlobal. Graduada em Letras e em Jornalismo, tem experiência escrevendo assuntos relacionados ao e-commerce e à tecnologia, buscando sempre desenvolver e compartilhar conteúdos ricos.

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