Como descobrir se você monitora a concorrência de forma eficiente

12 de dezembro de 2017

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Só quem tem o costume de monitorar a concorrência sabe a importância dessa estratégia para se tornar mais competitivo no cenário das vendas pela internet. Isso é primordial para seguir uma gestão de preços inteligente, considerando que essa análise oferece uma visão mais ampliada sobre o comportamento das lojas e fabricantes que atuam no mesmo segmento que você, sendo um impulso para a tomada de decisão. Mas se você já tem a prática de monitorar a concorrência, será que está fazendo isso certo?

Na verdade, não existe bem um “certo” ou “errado” na ação de monitorar. Tudo deve ser estabelecido de acordo com o seu tipo de negócio e os seus objetivos. No entanto, é inquestionável que o monitoramento dos concorrentes é estabelecido a partir de dados atualizados sobre a movimentação do mercado online, levando em conta a precisão nas informações capturadas seguida por uma análise estratégica.

Portanto, existem alguns indicadores específicos que comprovam que você tem uma boa percepção da concorrência na hora de filtrar e analisar esses dados, ajudando a alcançar insights através de um monitoramento ágil e ao mesmo tempo eficiente. Veja a seguir quais são eles e certifique-se de que eles já fazem parte da sua rotina de monitoramento:

preços-incorretos-e-outliersVocê descobre e elimina preços incorretos e outliers

Muitas pesquisas apresentam preços incorretos que podem passar despercebidos, o que é natural devido a registros equivocados resultantes de processos manuais. Apesar disso, é preciso cuidado para que seu negócio não venha a definir ações a partir de preços equivocados. Nessa hora, ficar atento à eliminação de outliers (valores atípicos, que destoam em excesso em relação à média de mercado) é essencial, e isso é um dos sinais de que seu monitoramento está funcionando. Esse serviço costuma ser facilitado graças à tecnologia através de ferramentas de monitoramento de preço, que captam informações em tempo real e acabam auxiliando na identificação desses erros ao agilizar as informações.

calculo-precificaçãoVocê calcula cuidadosamente a precificação

Observar o valor praticado pela concorrência e diminuir uns poucos reais para gerar promoções não é o suficiente para estabelecer bons preços se você considera que monitorar é apenas ter acesso a dados. Quem costuma acompanhar o mercado de forma eficaz tem noção de que a demanda deve estar condicionada a um planejamento bem pensado, apoiada em cálculos precisos e em uma visão ampliada para chegar ao preço ideal do produto que você vende. Portanto, monitoramento eficiente gera precificação inteligente. Para acertar no cálculo do preço, consulte nosso Guia da Precificação: como formar preço e fazer seu e-commerce lucrar.

produtos-indisponíveis-concorrênciaVocê sabe quais são os produtos que estão indisponíveis na concorrência

Monitorar não se resume a conhecer os preços do concorrente. Aqueles que vão além e sabem também quais são os produtos indisponíveis no concorrente praticam um monitoramento mais assertivo, possibilitando uma melhoria no seu posicionamento estratégico – levando em conta que é possível investir mais na divulgação desses itens ou então deixar de vendê-los. Desse modo, uma vantagem de tudo isso é que você consegue ter um controle maior sobre seu estoque e entende as oportunidades de melhorar as margens para itens de alta demanda, mas que seus concorrentes não têm em estoque.

 

histórico-de-preçosVocê analisa o histórico de preços

Se você costuma acompanhar a concorrência observando seu histórico de preço, está no caminho certo. O monitoramento não deve levar em conta apenas o status atual de preço dos produtos dos concorrentes, mas precisa estar expandido a limites maiores. Uma análise histórica e fundamentada em informações confiáveis permite antecipar e prever estratégias e reações das lojas que vendem o mesmo que você. Essa percepção aprofundada é uma das características daqueles que praticam um monitoramento mais eficaz, ajudando a tomar decisões mais rápidas e melhorando seu posicionamento no mercado. Para facilitar essa demanda, uma ferramenta de monitoramento como o WebPrice, por exemplo, registra todo o histórico de preço dos concorrentes que você monitora, agilizando o acesso a esses dados através de gráficos que ajudam na visualização.

informações-macro-e-micro-monitoramentoVocê considera informações “macro” e “micro”

Uma boa gestão de concorrentes é baseada em uma análise de dados “macro” – como a observação dos preços praticados pelas lojas em determinado período, por exemplo – e também com atenção aos dados “micro” – concentrando-se nos preços praticados por uma loja específica durante um curto período de tempo ou até mesmo o preço de um produto ou categoria específica em determinada loja. Portanto, aqueles que sabem fazer esse equilíbrio, interpretando dados de forma generalizada quando preciso e ao mesmo tempo apostando em uma observação mais detalhada sobre o que é mais interessante, tendem a aproveitar melhor o ato de monitorar.

agilidade-monitoramentoVocê é ágil e competitivo no monitoramento

Praticar as ações acima com agilidade é o que dá sentido ao monitoramento. De nada adianta dar atenção a determinados pontos mas praticar esse processo de forma lenta. O mercado online se movimenta a cada segundo, e isso significa que a todo tempo preços estão sendo alterados e novos concorrentes estão surgindo. Quem pratica um monitoramento ágil acaba se dando melhor nesse cenário se levarmos em consideração as rápidas mudanças, tornando-se mais competitivo nessa empreitada. Por causa disso, o monitoramento precisa ser constante e se tornar um hábito, apoiando-se na agilidade para estar sempre à frente da concorrência.

Os pontos descritos acima são os comportamentos básicos de quem já está vivenciando essa realidade e competindo no mercado com uma visão ampliada. Tenha sempre em mente que a análise dos concorrentes é o primeiro passo para uma gestão de preços inteligente.

Veja aqui como acompanhar o mercado de forma rápida, estratégica e eficaz.

Redação do Portal WebGlobal

Gabriela Giacomini Autor

Gabriela é editora de conteúdo da WebGlobal. Graduada em Letras e em Jornalismo, tem experiência escrevendo assuntos relacionados ao e-commerce e à tecnologia, buscando sempre desenvolver e compartilhar conteúdos ricos.

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