Checklist de SEO: como colocar sua loja virtual no topo das buscas

20 de julho de 2017

checklist seo

 

Já pensou no quanto seria bom atrair cada vez mais visitantes para o site da sua loja sem precisar investir em mídia? Você já deve ter ouvido falar sobre a importância do SEO (Search Engine Optimization) nesse quesito. Com estratégias bem alinhadas, é possível atrair tráfego qualificado para a sua página, considerando que os seus futuros clientes utilizam seguidamente os buscadores da internet para encontrar o que desejam, entre eles o bom e velho Google.

No caso dos e-commerces, o SEO tem um impacto claramente significativo sobre as vendas. No momento em que você adapta seu site a boas praticas, sua loja recebe mais visitas orgânicas, atingindo assim um tráfego qualificado e ampliando as conversões, aumentando também a visibilidade no mercado online.

Temos certeza de que você tem consciência sobre como é fundamental dar atenção a isso e quer melhorar o desempenho da sua loja. Por isso, desenvolvemos esse checklist de SEO onpage – ou seja, referente aos conteúdos de dentro da sua página – que você deve aplicar ao seu site para conquistar o topo das buscas. As dicas começam pelo mais básico até as observações mais avançadas. Vamos lá?

 

seo palavras-chaveseoConcentre-se nas palavras-chave

 

O SEO aplicado às lojas virtuais começa com a pesquisa de palavras-chave. Utilizá-las de maneira correta ajuda o usuário a encontrar o conteúdo do seu e-commerce no momento em que ele faz uma busca no Google.

Tenha em mente que é preciso atrair tráfego em todas as fases do seu funil de vendas. Para isso, utilize desde palavras Head Tail, mencionadas em buscas mais gerais quando o consumidor está no começo da pesquisa, ou seja, o topo do funil (por exemplo: “ar condicionado”), até as Long Tail (como “ar condicionado inverter quente/frio 9000 BTU”), quando o futuro cliente já está mais decidido sobre o que deseja.

As Head Tail costumam atrair mais visitas, mas por outro lado têm menos taxa de conversões pelo fato do consumidor ainda não estar maduro. Já as Long Tail produzem menos tráfego, mas possuem mais chances de converter pois o usuário já está mais perto da compra. Portanto, sua estratégia de SEO deve abranger ambos os tipos.

 

seo2. Verifique os Títulos

 

seo titleApós definir as palavras-chave, é preciso colocá-las de forma eficiente nas suas páginas, buscando que o Google entenda qual o seu assunto principal.
O título, situado na tag <title>, é o destaque do SEO nesse sentido, por isso, é fundamental que a palavra-chave seja incluída nele.

Vamos a um exemplo: a página que vende ar-condicionado deve ter em seu título a palavra “ar condicionado” acompanhada da marca, modelo/referencia, capacidade e mais alguma característica importante do produto. O ideal é o título ter no máximo aproximadamente 60 caracteres, para que assim o Google não faça o corte na exibição. Além disso, utilize títulos diferentes para cada página da sua loja, sem repeti-los.

 

seo3. Pense no Meta Description

seo meta description

 

seo4. Adapte as Heading tags

 

heading tagsAs heading tags, encontradas nas tags <h1>, <h2>, <h3>, etc., são marcações que traduzem a organização entre os títulos e intertítulos do site. O <h1> costuma trazer o mesmo texto do título que mencionamos acima. Já o <h2>, <h3> e as tags em diante formam os intertítulos, onde é possível destacar palavras-chave relacionadas. Por exemplo, no título e <h1> “Ar-condicionado Split marca X, Inverter, Quente/Frio”, você pode usar <h2> e <h3> como “descrição do produto” e “capacidade”, respectivamente, obedecendo uma hierarquia de informações. Resumindo, esses intertítulos podem trazer outras características do produto que o público busca.

 

seo5. Ajuste as tags das Imagens

 

tag imagensElas também podem ser utilizadas ao seu favor dentro do SEO, pois a busca por imagens no Google tem a capacidade de gerar tráfego. Para aproveitar esse potencial, é necessário utilizar as tags de forma adequada.

A tag <alt> identifica o texto alternativo que aparece caso haja problemas na exibição da imagem. Portanto, vale apostar em uma descrição evidente e informativa para que o Google compreenda o conteúdo visual do arquivo.

 

seo6. Priorize URLs amigáveis

 

URLs amigáveis

 

seo7. Descreva os produtos (ps: com criatividade)

 

produtos seoAgora que você já inseriu as palavras-chave no título, meta description, heading tags, imagens e URL, o que falta é fazer isso no próprio conteúdo da página.
Ao desenvolver o texto, use a originalidade para tornar seus produtos interessantes, engajando os usuários e mostrando ao Google um conteúdo exclusivo. Essa é a hora de fugir das descrições padronizadas enviadas pelo fabricante, pois se você duplicar as informações, complicará a compreensão do Google sobre qual página é a original. Além de ser ruim também pois essa descrição provavelmente será usada por várias lojas, e se você seguir essa ideia, não irá se diferenciar dos concorrentes, tendo dificuldade de alcançar um bom posicionamento nesses produtos.

 

seo 8. Aposte em conteúdo rico

 

seo conteudoTextos, imagens, detalhes técnicos, vídeos, sugestões de uso, guias de compra, demonstrações, avaliações, comparativos, perguntas e respostas. Esses são apenas alguns exemplos sobre os elementos que podem favorecer o SEO do site da sua loja. A dica agora é: aproveite os diferentes formatos de conteúdos e deixe sua página completa.
Quanto mais informação para o cliente absorver, isso pode ser uma isca para fazer com que ele passe mais tempo na página e assim amadureça para efetivar a compra. E não há problema algum se o conteúdo ficar extenso, desde que respeite as técnicas de SEO que sugerimos aqui. Portanto, não se limite!

 

seo9. Aproveite a Linkagem interna

 

linkagem internaEsse é um dos principais fatores que o maior site de buscas considera para ranquear um site. Quando uma página importante se relaciona com outras páginas menos acessadas dentro do mesmo site, o Google processa que ela também é relevante.
Isso acontece quando, por exemplo, um link de produto é inserido na página inicial, na seção de “mais vendidos”. A página interna adquire assim mais relevância para o Google. Ou seja, quanto mais links de qualidade forem recebidos, mais importante ela será para aparecer nos resultados.

 

seo10. Melhore a velocidade de carregamento

 

velocidade carregamentoJá faz algum tempo que o Google comunicou que a velocidade de carregamento faria parte do seu algoritmo de ranqueamento, isso lá em 2010. A equipe havia notado como uma espera longa atrapalha a experiência do usuário e diminui as visitas, reduzindo assim as conversões de um site, consequentemente. Mesmo que a existência desse algoritmo seja antiga, muitos sites – incluindo as lojas da internet – ainda sofrem problemas quanto a isso.

Portanto, se o site da sua empresa ainda não está otimizado, essa á hora de consertar isso. Uma maneira de começar a corrigir essa questão é utilizando a ferramenta PageSpeed Insights, fornecida pelo próprio Google, que exibe várias sugestões de melhoria ao seu site.

 

seo mobileO plus do nosso checklist engloba um fator não menos importante que os outros relacionados: o Mobile. Segundo o IBGE, em 2016 o uso de dispositivos móveis superou a preferência por computadores no país, sendo, agora, a principal fonte de acesso à internet ao descobrir que 80% das casas aqui possuem um smartphone ou tablet para essa finalidade. Isso atinge também o e-commerce: segundo o 35º Webshoppers, houve um aumento de 84% nas compras realizadas através de celulares entre 2015 e 2016. E esses números só tendem a crescer!

Por isso, a adaptação do site da sua loja aos dispositivos móveis é mais uma exigência para captar o impulso de compra, sendo necessário uma versão responsiva baseada nas dicas acima. O Google AMP (Accelerated Mobile Pages) é uma boa referência para ajudar no carregamento quase que instantâneo de sua página, otimizando a relevância. Você também pode utilizar o PageSpeed Insights, como já indicamos acima, para ter acesso às métricas e melhorias necessárias na versão mobile da sua loja.

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Enfim, o SEO para e-commerce vai além do checklist que detalhamos, mas buscamos ajudar você com os principais fatores que você deve estar atento. Para você ter uma ideia, existe cerca de 200 fatores de ranqueamento que devem ser explorados para conseguir aparecer no topo das pesquisas do Google. E cada vez mais fatores devem ser critérios de influência de SEO.

Em meio a isso tudo, saiba que não existe fórmula mágica ou receita de bolo que seja aplicada a todas as lojas virtuais. Cada variação de segmento, público, localização e mix de produtos interferem na estratégia de SEO de seu e-commerce.

Entretanto, de modo geral, não esqueça que um bom trabalho de SEO deve ser focado nos interesses e hábitos do seu público-alvo para criar uma experiência boa para ele. A vantagem disso tudo é que a boa reputação que você receberá não se limita apenas aos consumidores, mas também ao maior site de buscas da internet, que colocará suas páginas em melhores posições em suas pesquisas, favorecendo as conversões.

Esperamos ter ajudado a sua loja na internet e desejamos um ótimo trabalho.

 

Redação do Portal WebGlobal

Gabriela Giacomini Autor

Gabriela é editora de conteúdo da WebGlobal. Graduada em Letras e em Jornalismo, tem experiência escrevendo assuntos relacionados ao e-commerce e à tecnologia, buscando sempre desenvolver e compartilhar conteúdos ricos.

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