Análise de Sortimento: o que é e como melhorar o seu mix de produtos

21 de setembro de 2017

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Muitas são as alternativas de estratégias que você como empreendedor pode utilizar para aumentar o rendimento do seu e-commerce, mas existem algumas que são fundamentais para chegar lá. Entre elas está a análise de sortimento, que junto ao monitoramento de preço e à precificação dão origem à base necessária para melhorar o seu mix de produtos e alcançar uma formação de preços competitivos.

Para quem ainda não tem noção da dimensão da importância disso, saiba que investir no sortimento é um dos principais meios para levar o cliente a optar pelo seu e-commerce graças à oferta dos seus produtos, seja pela disponibilidade ou pela diversidade.

Leia também: Guia da Precificação: como formar preço e fazer seu e-commerce lucrar

Mas para que você entenda melhor a relevância de tudo isso e como funciona, primeiro vamos começar definindo:

 

O que significa sortimento?

 

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O sortimento nada mais é do que o conjunto de tudo o que é comercializado dentro de uma loja. Nela os produtos são divididos em categorias e subcategorias, conforme cada necessidade. Por exemplo: na categoria de batom, como mostra a imagem acima, podemos ter a subcategoria “cintilante”, “cremoso” e “matte”, diferentes texturas do produto.

Indo mais além, dentro dessa divisão o sortimento considera ainda dois fatores: variedade – que corresponde à quantidade de categorias, departamento e marcas disponíveis na loja) – e profundidade – relativa ao número de SKUs registrados dentro de cada categoria. Diante disso, você pode estar se perguntando:

 

É melhor ter variedade ou profundidade?

 

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Na verdade, a variedade pode ser um grande atrativo no sentido de se vender muitas categorias, mas muitas vezes ter profundidade de opções é tão eficiente quanto a diversidade de itens em si. Para se ter uma variedade maior é válido apostar em uma grande quantidade de marcas, categorias e departamentos que serão ofertados na loja, enquanto a profundidade está relacionada a ter mais opções dentro de cada categoria.

Na prática, observamos essa diferença ao notarmos uma loja especializada em maquiagem, por exemplo, oferecendo diversas alternativas de marcas e modelos de rímel. Por outro lado, um hipermercado tem a tendência de comercializar apenas os mais conhecidos e visados pelo público. Resumindo, enquanto a loja especializada tem menos categorias, ela terá maior profundidade; já o hipermercado trabalha no sentido reverso, focando suas forças em um número maior de categorias oferecidas, mas com uma profundidade menor.

Portanto, ao pensarmos se vale mais a pena ter uma loja com grande variedade ou profundidade, fica claro que a resposta é muito relativa, pois irá depender do perfil do seu e-commerce, avaliando informações sobre o seu público, segmento e concorrentes.

 

Por que se preocupar com o sortimento de produtos: benefícios

 

beneficios-analise-de-sortimentoAo entender melhor sobre o que significa o sortimento de produtos e como ele se divide, é possível compreender a importância de analisar esse sortimento e otimizar o seu mix de produtos. Como explicamos acima, em uma loja que seja referência em determinada categoria de produtos a tendência é que o sortimento seja menor comparado a um e-commerce que venda diferentes categorias, ao mesmo tempo que esse que atende vários segmentos dificilmente será capaz de oferecer uma grande quantidade em cada categoria ofertada. Desse modo, quando o cliente procurar por mais alternativas, provavelmente ele irá atrás de uma loja especializada.

Por isso é de extrema importância que a sua loja online tenha um sortimento adequado ao seu propósito, e isso é resultado de uma boa análise entre as variedades e profundidades de cada categoria e produto. A análise de sortimento facilita o objetivo de chamar a atenção do consumidor e fidelizá-lo, pois você ganha vantagem ao competir com uma boa oferta de itens e preços diferenciados.

Assim, trabalhar com o sortimento ideal é uma solução que vai além de ganhar destaque entre o público, ampliando seus lucros no momento em que você investe em produtos que contribuem para um bom desempenho nas vendas.

 

Como sair na frente na análise de sortimento

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Agora que você tem um conhecimento maior sobre a necessidade de analisar o sortimento dos seus produtos, você pode estar se perguntando sobre como fazer isso. A boa notícia é que existem ferramentas no mercado especializadas nesse serviço, ajudando você a identificar as melhores oportunidades para atingir um mix de produtos que concorra com outros sites do mesmo segmento.

O WebPrice é um exemplo, pois ao monitorar o mercado online e acompanhar as alterações de preços de toda a sua concorrência, possibilita que você saiba também qual área do seu e-commerce deve ser ampliada ou até mesmo reduzida – no caso das categorias que não trazem rendimentos – para otimizar o seu mix de produtos. Isso acontece porque você acaba tendo uma noção maior sobre a participação de cada concorrente no cenário competitivo, sendo essencial para que sua análise de sortimento seja efetiva.

Ficou interessado em ganhar vantagem com esse diferencial?

Conheça aqui a ferramenta.

Se tiver mais alguma dúvida sobre análise de sortimento ou qualquer outra questão relacionada ao mundo do e-commerce, comente aqui com a gente.

 

Redação do Portal WebGlobal

Gabriela Giacomini Autor

Gabriela é editora de conteúdo da WebGlobal. Graduada em Letras e em Jornalismo, tem experiência escrevendo assuntos relacionados ao e-commerce e à tecnologia, buscando sempre desenvolver e compartilhar conteúdos ricos.

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