A importância do Big Data no Marketplace

19 de março de 2018

 

O poder de análise do Big Data transformou as relações na tecnologia, influenciando diretamente resultados de vendas e marketing. Como não poderia ser diferente, o Big Data tornou-se uma ferramenta essencial no Marketplace. O diferencial do Big Data é garantir o processamento de um grande volume de dados de forma rápida e simultânea, além de possibilitar que essas informações sejam traduzidas de forma inteligente para implementar novas estratégias de negócio.

Com a tecnologia, é possível conhecer melhor o público, detectar falhas, prever tendências. Possibilidades que podem beneficiar qualquer área profissional, mas sobretudo, são um diferencial no mercado online, que precisa ser atualizado constantemente. A possibilidade de monitorar o mercado é um dos principais benefícios do Big Data e, por isso, essa tecnologia conversa diretamente com as necessidades do Marketplace. O sistema Webprice Marketplace utiliza a análise de dados da concorrência, já que é voltado para monitoramento de todos os produtos nos marketplaces brasileiros. Esse acompanhamento é realizado a partir de informações que são monitoradas 24 horas por dia.

O Big Data Analytics ajuda, portanto, no controle das informações relacionadas aos produtos que um Marketplace oferece. Para manter o negócio funcionando bem, o controle e gerenciamento de informações dos itens comercializados tornou-se essencial.

Precificação de produtos

Quem tem uma empresa sabe que a precificação adequada dos produtos é um pilar fundamental para o sucesso do negócio. Sempre surgem dúvidas relacionadas ao processo de  escolhas do cliente e garantir o faturamento. A análise preditiva, outra possibilidade do Big Data Analytics, ajuda nestas decisões, pois é capaz de prever o comportamento do consumidor, entende a previsão de vendas, o histórico de preços. Dessa forma, fica mais simples apresentar alternativas para atrair pessoas de acordo as preferências. Monitorar a política de preços é a forma mais eficiente para se posicionar melhor no mercado e lucrar mais.

Melhor visualização e controle do estoque

O sucesso do marketplace está relacionado diretamente ao processamento inteligente dos dados. Como o Marketplace é praticamente um grande shopping virtual, com diversos produtos, o monitoramento destes itens é a única forma de ter controle do que está funcionando ou não.  Por exemplo, quais produtos são os mais vendidos? A ferramenta da Webglobal sinaliza quando um produto fica dora do estoque no e-commerce, ou seja, quando ele aparece indisponível no site. Estrategicamente, isso permite que o concorrente possa, inclusive, aumentar o preço do seu produto quando o do concorrente estiver em falta. Assim os gestores do negócio visualizam os ítens que ainda estão disponíveis, o que está acabando, furos de estoque e por quanto tempo estes ítens não ficaram disponíveis para a compra.

Monitorar a concorrência

Um dos pontos que mais fazem diferença para os compradores é o preço. Por isso, saber quanto os concorrentes estão cobrando pelo mesmo produto é um ítem básico para o sucesso de uma empresa dentro do Marketplace.  Acontece que não é fácil ter controle de preço quando existem milhares de produtos sendo comercializados, é preciso ter uma ferramenta única para isso. Dentro desta necessidade, utiliza-se o Big Data, capaz de processar e encontrar diferenças de preços entre muitas ofertas rapidamente. O monitoramento de preços permite uma visão abrangente como o posicionamento em relação à concorrência, variação de preço provocada por acontecimentos e tendências de mercado, quais produtos faltam no estoque do concorrente e quais este concorrente está comercializando e a sua empresa não.

A famosa frase “Conhecer é poder” também é uma realidade para quem trabalha com vendas no mundo digital. A obtenção de dados e o gerenciamento de estratégias pensando nestas variáveis é uma alternativa cada vez mais necessária para entender o próprio negócio e se destacar no mercado. 

Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos com * são obrigatórios.