7 robôs e tecnologias que criam soluções incríveis

18 de julho de 2018

 

Há muito se fala de inteligência artificial, robótica e como essas tecnologias estão transformando diversos setores da sociedade, seja criando próteses ou sistemas de análise de dados poderosíssimos.  Mas não precisa ter medo que os robôs peguem o seu emprego não pelo menos não ainda. As empresas de inteligência artificial estão criando soluções incríveis para saúde, indústria, softwares, militarismo e outras coisas bem importantes. Veja alguns robôs que estão transformando realidades e trazendo soluções para pessoas e empresas.

1- Assistentes virtuais, como a Siri e Alexa

Lembra do filme Her?

 

Tá, mas o que é Inteligência Artificial mesmo? Resumidamente, é mais do que um software. Os gênios criam um algoritmo e este algoritmo é quem vai decidir a lógica de um processo. Esses sistemas bem espertinhos são o cérebro por trás das populares assistentes virtuais Siri e Alexa, da Apple e da Amazon respectivamente. As assistentes são serviços inteligentes com milhares (sim, milhares!) de funções, como responder questões, fazer pesquisas e leitura de notícias, enviar arquivos, gerenciar aplicativos, escolher músicas e por aí vai.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

2 – Tecnologias assistivas

São serviços criados para facilitar a vida de quem tem alguma deficiência. Uma dessas é o Be My Eyes, para ajudar pessoas cegas em momentos que não há ninguém por perto para ajudá-las com tarefas como leitura de um rótulo. Ela conecta pessoas, assim voluntários que enxergam “emprestam” os olhos a partir de uma videochamada. O aplicativo tem mais de meio milhão de usuários em 150 países, é a maior comunidade online para pessoas com deficiência visual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – ADA GH5, robô de atendimento ao público

via GIPHY

Nada mais nada menos do que o primeiro robô humanoide fabricado em massa pela AkinSoft, empresa da Turquia. Eles são capazes de falar, reconhecer pessoas e objetos, entender comandos de voz e até sentir cheiros. Segundo a fabricante, os robôs podem ser usados em aeroportos, restaurantes, shoppings e até em hospitais. Além de dar informações, eles também podem carregar cargas de até 10 kg.

4 –  WarRoom

Falando um pouco mais sobre tecnologias que nos afetam diariamente, as empresas estão investindo em ferramentas para conhecer melhor os públicos, como o WarRoom. É  um software da brasileira Stilingue que usa inteligência artificial para analisar o comportamento online de brasileiros e influenciadores digitais. A ferramenta coleta, interpreta e resume milhares de dados das principais redes sociais e sites, tudo em tempo real. A ferramenta inteligente consegue entender padrões, tendências, opiniões, podendo inclusive ter previsões sobre as próximas eleições, por exemplo.

 

5 – Webprice

 

Não é novidade que as vendas por e-commerce estão crescendo (e muito!!!) e nós da Webglobal, construímos o Webbot, robô que analisa o comportamento da concorrência, indicando quem está vendendo mais barato e outras informações que influenciam o desempenho das vendas. E quem agradece? Os consumidores, porque as lojas vão melhorar o atendimento, revisar os preços, o prazo do frete e tudo o mais que faz a gente escolher por empresa x e não y.

O robô Webprice é um sistema inteligente de busca de produtos e suas informações em sites de e-commerce. Utiliza técnicas de Machine Learning, como base da sua inteligência artificial. É capaz de aprender através das informações analisadas pelos nossos especialistas em pesquisa e classificação de bens de consumo.

 

 

 

 

 

Ele processa 4 Terabytes de código fonte por dia, trabalhando 24h por dia, todos os dias, e captura diariamente em torno de 300 mil alterações de preço.

Eita!

via GIPHY

 

 

6 – SpotMini

A Boston Dynamics, fabricante de robôs, apresentou a nova versão do Spot, o cão robô, com um braço mecânico e habilidade para girar maçanetas e abrir portas.  Há quem ache SpotMini meio assustador. 

 

via GIPHY

 

7-  Spirit e Opportunity, robôs da Nasa mandados para Marte

 

Enviados há muitos anos para Marte, o microscópio dos dois robôs gêmeos, por exemplo, pode mandar imagens em close de pedras marcianas para os cientistas estudarem se a textura delas foi moldada por rios e mares.

 

 

 

 

 

 

 

Até nos lembra aquela duplinha que todo mundo ama, não é?

 

via GIPHY

 

Especialista em criar soluções de monitoramento para empresas, a Webglobal desenvolveu um mecanismo de inteligência artificial. Para saber mais sobre a tecnologia e como ela pode funciona no e-commerce, acesse http://www.webglobal.com.br/nossa-historia.

Siga acompanhando nosso blog!

 

 

Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos com * são obrigatórios.