4 pontos-chave para monitorar no mercado

17 de junho de 2019

O monitoramento de mercado já se provou um ótimo aliado para aumentar as vendas e fazer seu negócio crescer. Ficar de olho na concorrência é uma ótima forma de planejar estratégias com as quais é possível criar ações de Marketing, além de pensar em como sair na frente e ficar por cima na competição pelo cliente.

 

  1. Concorrência

Essa é clássica e um tanto óbvia. O monitoramento de mercado tem como principal objetivo saber o que a concorrência está fazendo e como está fazendo. Dessa forma fica mais simples para o empresário – seja ele de loja física ou e-commerce – planejar ações que realmente tenham resultado, visto que ele não irá agir às cegas e realizará um planejamento baseado em dados analisados previamente.

  1. Preço

Tão importante quanto saber o que a concorrência tem feito em seu trabalho no mercado, é saber como ela está precificando seu portfólio de produtos. Entender as lojas colocam os preços em seus produtos, como agem na hora de conferir descontos ou divulgar ofertas, todas essas informações podem ajudar seu negócio na busca pelo topo das vendas, afinal os melhores preços sempre acabam conquistando mais clientes.

  1. Produtos

Outra ação importante na hora de monitorar o mercado está nos produtos. Além daqueles que competem com você pela atenção do cliente e do preço que eles praticam, é importante monitorar os produtos. É sabendo com o que estão trabalhando os seus concorrentes, que você consegue prever tendências e comprar de forma mais eficaz. Um portfólio de produtos atraente também faz a diferença para conquistar clientes e chegar ao topo.

  1. Clientes

A alma do seu negócio. Sem eles não há motivo para a loja existir, visto que é o cliente que movimenta a receita e faz a empresa existir. Para mantê-los interessados no que você tem a oferecer é preciso saber como está sendo a experiência daqueles que chegar até o seu negócio diariamente. Monitorar o comportamento do consumidor é importante para manter o que está bom e consertar o que preciso melhorar. Seu cliente é seu foco.

Andrei Santos Autor

Andrei é Produtor de Conteúdo da área de Marketing da WebGlobal. Graduado em Jornalismo, tem experiência de quase uma década em redação de jornais impressos e produção de conteúdo nos mais diversos segmentos.

Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos com * são obrigatórios.