Os 10 maiores mercados de e-commerce do mundo – veja dados de cada país

12 de julho de 2016

*Atualizado em 02/08/2019

O constante crescimento do e-commerce nos últimos anos em nível mundial é reflexo da mudança de comportamento do consumidor, adaptado à evolução tecnológica e uma série de outros fatores que podem influenciar na decisão pela compra.

Considerando essa ideia, estar inteirado sobre as informações relacionadas ao atual mercado do setor é de extrema importância para entender as tendências de consumo e aplicar estratégias. A revista Forbes divulgou os 10 países com as maiores receitas por usuário de e-commerce no mundo em 2018. Veja:

Conheça o WebPrice e esteja à frente da concorrência.

Segundo dados da Digital Market Outlook, só nos Estados Unidos há 259 milhões de usuários de e-commerce e, segundo o cálculo, cada usuário gastou US$ 1.952. A China ainda é o maior mercado de e-commerce por conta do número de compradores online – cerca de 1 bilhão -, porém sua receita por usuário é mais baixa.

10. Argentina
Receita por usuário: US$ 118

Total de usuários: 26 milhões

Mesmo com a crise, as vendas no comércio eletrônico argentino vêm se mantendo firmes e mais de 40% da população compra online, sendo desses mais de metade compradores regulares com, pelo menos, uma compra pela internet finalizada no período de seis meses.

9. Brasil
Receita por usuário: US$ 123

Total de usuários: 119 milhões

O primeiro trimestre do ano registrou um aumento de 23% nas vendas online. O aumento registrado é 5% maior do que a comparação 2018/2017 no mesmo espaço de tempo e confirmaram uma média de três compras realizadas entre janeiro e março deste ano.

8. México
Receita por usuário: US$ 134

Total de usuários: 60 milhões

Ao lado do Brasil, o México lidera as vendas online na América Latina e já acumula quase três vezes mais vendas que o Chile e quatro vezes a do Peru e ostenta uma penetração na internet de mais de 60% e com uma soma de mais de 17 milhões em vendas no último ano.

7. Itália
Receita por usuário: US$ 407

Total de usuários: 38 milhões

Apesar do povo italiano não ser – ainda – o maior consumidor do comércio online, as vendas têm crescido gradativamente e já representam 44% do total do comércio  do país. Essa é a porcentagem de menor expressão da Europa, mas o país já está escalando e garantiu o 7º lugar entre os países com maior receita por usuário.

6. Espanha
Receita por usuário: US$ 601

Total de usuários: 28 milhões

Sendo o quarto maior país em vendas online na União Europeia, a Espanha tem previsão de arrecadar mais de 33 milhões de euros este ano apenas com as vendas do comércio eletrônico. Esses valores representaram um aumento de 20% no Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado.

5. China
Receita por usuário : US$ 634

Total de usuários: 1 bilhão

A China é hoje o maior mercado de e-commerce do mundo por conta da quantidade de consumidores, no entanto, a receita por usuário é menor que a de outros países, o que a deixa em quinto lugar.

4. França
Receita por usuário: US$ 1.010

Total de usuários: 49 milhões

Globalmente as vendas online cresceram mais de 20% em produtos de giro rápido e a França foi um dos países em que esse crescimento seguiu o caminho promissor de seus “irmãos” continentais. O crescimento francês foi de 5,7% para as vendas online de produtos de consumo massivo.

3. Alemanha
Receita por usuário: US$ 1.101

Total de usuários: 64 milhões

O mercado alemão de comércio online representa 30% de todo cenário europeu – ultrapassando nomes como Grã-Bretanha e França. Já são mais de 60 milhões de consumidores no país e esse número não consome pouco, pois a receita por usuário ultrapassa os mil dólares, colocando o país em terceiro lugar do ranking.

2. Reino Unido
Receita por usuário: US$ 1.639

Total de usuários: 53 milhões

A previsão do mercado do Reino Unido é de que, até 2028, o comércio eletrônico represente cerca de 53% de todas as vendas realizadas no território britânico. Atualmente esse comércio representa menos de 20% do comércio total, mas até 2024 já deve chegar a 33,8% das vendas dentro do território.

1. Estados Unidos
Receita por usuário: US$ 1.952

Total de usuários: 259 milhões

Apesar de estar em segundo lugar em número de usuários, o gastos do norte americanos com comércio eletrônio é muito superior ao de grandes países como a China que, hoje, tem uma receita média de menos de 700 dólares por pessoa. Dessa forma, os Estados Unidos assumem o primeiro lugar dos maiores mercados.

Redação do Portal WebGlobal

Gabriela Giacomini Autor

Gabriela é editora de conteúdo da WebGlobal. Graduada em Letras e em Jornalismo, tem experiência escrevendo assuntos relacionados ao e-commerce e à tecnologia, buscando sempre desenvolver e compartilhar conteúdos ricos.

Comments

    Guilherme

    (fevereiro 13, 2017 - 2:11 pm)

    Quanto se paga (%) de imposto para um produto com ncm 62034300 entrar no Canadá. Venda feita pelo e-commerce?

      admin

      (fevereiro 13, 2017 - 3:29 pm)

      Olá, Guilherme.
      Infelizmente não temos essa informação específica. Fizemos buscas mas não encontramos dados correspondentes a isso.
      Esperamos que você consiga descobrir a informação que procura.
      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

    Afonso Ligório

    (março 5, 2017 - 5:06 am)

    Olá!
    Em cada um desses países:
    1. Qual a porcentagem da população que usa a internet e compra on line?
    2. Quantas pessoas têm acesso à internet?
    3. Quantas pessoas NÃO têm acesso à internet?
    Obrigado.
    Att.

      admin

      (março 10, 2017 - 9:37 pm)

      Olá, Afonso.

      Pesquisamos esses números solicitados e encontramos dados de 2016 no Internet Live Stats (2016):

      Brasil (10º maior mercado de e-commerce)
      66% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 209 milhões, logo, 70 milhões ainda não acessam.

      Rússia (9º maior mercado de e-commerce)
      71% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 143 milhões, logo, 41 milhões ainda não acessam.

      Canadá (8º maior mercado de e-commerce)
      88% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 143 milhões, logo, 41 milhões ainda não acessam.

      Coreia do Sul (7º maior mercado de e-commerce)

      85% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 50 milhões, logo, 7 milhões ainda não acessam.

      França (6º maior mercado de e-commerce)

      86% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 64 milhões, logo, 8 milhões ainda não acessam.

      Alemanha (5º maior mercado de e-commerce)

      88% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 80 milhões, logo, 9 milhões ainda não acessam.

      Japão (4º maior mercado de e-commerce)
      91% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 126 milhões, logo, 11 milhões ainda não acessam.

      Reino Unido (3º maior mercado de e-commerce)
      92% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 65 milhões, logo, 4 milhões ainda não acessam.

      Estados Unidos (2º maior mercado de e-commerce)
      88% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 324 milhões, logo, 37 milhões ainda não acessam.

      China (1º maior mercado de e-commerce)

      52% das pessoas têm acesso à internet de uma população total de 1,3 bilhão, logo, 660 milhões ainda não acessam.

      Quanto aos dados de compra em porcentagem, essas informações são muito relativas e mais complexas, pois envolvem não só compras em desktop, mas também através do mobile e depende de qual questão exatamente você quer saber, mas é uma boa pauta para desenvolvermos. Fazendo uma comparação entre esses números e os que divulgamos na postagem sobre as compras em cada país dá para se ter uma noção melhor da relação entre Internet X mercado online.

      De qualquer forma, esperamos ter atendido sua questão.
      Qualquer outra dúvida, conte conosco.

        Afonso

        (agosto 1, 2017 - 5:34 pm)

        Muito obrigado pela resposta.
        Sensacional!
        Ajudaram demais.
        Parabéns pelo trabalho.
        Abraços e sucesso.

Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos com * são obrigatórios.